O que é a cloud?

there-is-no-cloud.PNG

Clouds são apenas um arranjo de computadores prontos para serem alugados de várias formas.
O jeito mais simples de se vender um serviço cloud é simplesmente oferecer o aluguel do servidor crú, apenas com um sistema operacional instalado, e deixar quem está alugando fazer todo o trabalho de manter seus serviços. Essa forma de alugar servidores é chamada de IaaS, ou Infrastructure as a Service. É exatamente o que queremos!

Mas, para completude de conversa, clouds podem ser vendidas de outras maneiras: em vez de oferecer o servidor crú, muitas clouds também oferecem um serviço de 'rodar a sua aplicação, independente de quantos servidores forem necessários'. Ou seja, você fornece o código, eles rodam o código. A parte de como rodar o código fica a cargo da própria cloud. Essa forma de alugar servidores é comumente chamada de PaaS, ou Platform As A Service. Outro nome comum para isso é Serverless, dado que para você não existem servidores, só existe código rodando.

Outra maneira que irei citar de como vender uma cloud é o jeito da iCloud: Ela não oferece servidores, muito menos roda o seu código nas maquinas da Apple. Em vez disso tudo, o que a iCloud faz é vender serviços que rodam nos servidores deles, como por exemplo guardar imagens, vídeos e dados miscelâneos dos seus dispositivos Apple. Essa forma de vender servidores é chamada de SaaS, ou Software as a Service, e é a que impõe a maior quantidade de abstrações em cima do servidor. Para todo efeito, não é necessário nem saber o que é um servidor ou código!

iaas-paas-saas-comparison-1024x759.jpg