O que é criptografia?

Criptografia vem do grego kryptós e graphein, que significam "secreta" e "escrita", respectivamente. Até a era moderna, ela era sinônimo de encriptação, que é a conversão de uma mensagem legível para algo aparentemente sem sentido, e é esse o conceito usado em CTFs.

Para entender melhor essa ideia, digamos que Alice quer mandar uma mensagem para Bob sem que uma terceira pessoa, digamos Eve, descubra seu counteúdo.

Para isso, Alice usa um certo algoritmo para tornar a mensagem ilegível de forma que só Bob saberá reverter a mensagem encriptada.

crypto-introduction.png

Assim, quando Eve interceptar a mensagem por meio do canal inseguro, se ela não possui o algoritmo criptográfico usado por Alice e Bob, ela não será capaz de entender a mensagem.

Ao longo da história, várias técnicas de ocultar mensagens foram desenvolvidas. Antes da criptografia pré-computacional, a criptografia clássica era formada por um conjunto de métodos de substituição e transpoisção de caracteres. E com o advento da computação, a criptografia moderna se tornou amplamente embasada em teorias matemáticas e práticas de ciência da computação.

Para esse guia, começaremos com os métodos da criptografia clássica.